terça-feira, 24 de novembro de 2009

Micro expressões faciais

http://www.youtube.com/watch?v=jQ6pJKmUSKo

A nossa face é um extraordinário meio de comunicação, capaz de demonstrar claramente nossas emoções ou disfarçá-las em questão de fração de segundos.A face de uma pessoa é uma valiosa indicadora de pistas para nos ajudar a perceber o que está por trás das interações entre as pessoas.

Pesquisadores identificaram seis expressões faciais básicas e universais que são conectadas ao nosso cérebro de forma que possamos tanto emiti-las quanto captá-las: raiva, medo, tristeza, surpresa, felicidade e nojo. Se mostrarmos uma foto de um motorista furioso no trânsito para um monge do Tibet ou para um morador do sertão nordestino, eles não terão nenhuma dificuldade em traduzir a mensagem de raiva.

Vergonha:

E a reação vem de forma involuntária, além do nosso controle. Quando ficamos envergonhados, as mãos tendem a cobrir parcialmente o rosto, o olhar cai para baixo, tentamos encolher, parecer menores.

Raiva:

Quando vemos um rosto raivoso nos encarando, temos um aumento da resposta fisiológica com aceleração do pulso, do hormônio do stress, sinais de medo e de preparação para a defesa.

Sorriso:

O sorriso é um controlador formidável para a avaliação que se faz de nós. Outra expressão muito bem aceita, que não levanta suspeitas, é a “carinha de bebê”. Tendemos a interpretar essa face como sendo a de pessoas ingênuas, bondosas e confiáveis. O quanto podemos nos enganar!







Fontes: http://cultural.colband.com.br/jornal/not_zoom.asp?idNot=120&idCat=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário